quarta-feira, 23 de março de 2011

Roteiro de teatro fórum: discurso da competência

Por Luiz Otávio Ribas

Um roteiro de teatro fórum sobre o discurso da competência na arte e no direito. A inspiração no trabalho de Augusto Boal provoca os estudantes a refletirem sobre a teatralização do seu cotidiano. O teatro que está na fila do supermercado, na sala de audiências e no trabalho popular.

"Ah, essas cordas de aço /Este minúsculo braço /Do violão que os dedos meus acariciam" - Cartola



"Um jovem professor chega ao bar da universidade onde há um violão e uma placa dizendo "Voocê toca violão? Mostre seu talento aqui...". Até este momento da leitura ele se sente muito contente pela possibilidade de demonstrar seu talento de animador de baile. É quando termina a leitura da placa e constata outra intenção: "Cliente, amigo, só use este violão se você realmente tocar violão ou estiver cursando uma escola de música. Obrigado."
Sua frustração é tamanha que, resignado, pede um café com leite e senta para ler o jornal. Percebe que as notícias da cidade falam muito da dor e pouco do amor. Começa a lembrar da vida no interior e sente saudade do chão batido pela dança, da música que canta a terra e das notícias e estórias ao pé do ouvido.
Recorda de uma canção preferida e começa a gesticular como se estivesse agarrado a um violão e a cantar sussurando: "O pescador tem dois amor, um bem na terra, um bem no mar".
Quando chega outro professor, nem tão jovem, e observa surpreso o novo personagem que quebra o monótono cotidiano da faculdade".

A partir deste momento, é necessário improvisar um diálogo que represente uma opressão. O professor que quer tocar violão se sente envergonhado em assumir, mas sabe como fazer para representar sua cultura do campo. O professor da cidade que o recebe o desencoraja e ressalta a clareza da ordem do cartaz.
Na proposta do teatro fórum é necessário que os "espectadores" saiam de seu lugar de conforto e passem a atuar na cena para propor superações da situação de opressão. Por isto, é sempre indicado realizar algum aquecimento antes de propor o roteiro acima.
Aguardamos por aqui sugestões de outros roteiros dos grupos do Brasil afora!

Um comentário:

  1. Ah, Ribas...

    Tão bom ler isso hoje... O dia-a-dia acadêmico às vezes nos engolfa e nos esquecemos que a Beleza pode ser encontrada em todo lugar, até mesmo nele.

    E aqui você deu um bom exemplo de uma Beleza crítica. Na medida certa!

    Abração!

    ResponderExcluir