sábado, 12 de março de 2011

Jesus Antonio de la Torre Rangel e a analogia do direito

Entrevista com Jesus Antonio de la Torre Rangel, professor e assessor jurídico popular, intitulada "A analogia do direito pelo “inequivocamente outro”: a concepção de “lo nuestro” pluralismo juridico índio mexicano", realizada por Luiz Otávio Ribas e Ricardo Prestes Pazello e publicada na Revista captura Críptica em 2009.



O filósofo mexicano Jesús Antonio de la Torre Rangel nasceu em 1952, divide-se entre o ensino universitário, a pesquisa e a advocacia popular. Iniciou seus estudos na Escuela Libre de Derecho e fez Mestrado em Direito na Universidade Autónoma de Aguascalientes. Membro do Centro de Investigación y Estudios Multidisciplinarios de Aguascalientes (CIEMA) e do Sistema Nacional de Investigadores do  México; pertence à tradição do jusnaturalismo histórico e da filosofia da libertação.
Apresenta nesta entrevista suas principais influências teóricas, tais quais Mounier, Ellacuría, Dussel e Marx, assim como faz um percurso pela conjuntura política da América Latina, inclusive no que toca à experiência zapatista, bem como as experiências de pluralismo jurídico indígena no México.
A entrevista foi concedida em 24 de agosto de 2008, em Florianópolis, durante o “Congresso Latino-americano de Direitos Humanos e Pluralismo Jurídico”, promovido pelo Núcleo de Estudos e Práticas Emancipatórias da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPE/UFSC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário