Como postar

Política editorial


Este blogue é um coletivo de comunicação que publica pesquisas, resenhas, notícias e poemas sobre temas relacionados  à Assessoria juridica popular. @s colunistas são estudantes, professor@s, advogad@s e militantes de movimentos sociais que desenvolvem atividades de assessoria juridica e educação popular no Brasil. 

Envie sua postagem para nosso endereço eletrônico assessoriajuridicapopular@gmail.com.
Recomendamos que as contribuições tenham, pelo menos, cerca de 2000 caracteres (incluindo espaços), sem limite máximo. 
A mensagem precisa conter, além do texto, uma autodescrição, a cidade de origem (trabalho, estudo e/ou moradia), uma imagem, no mínimo, acompanhada de, no mínimo, 3 palavras-chave, dentre as quais o nome completo d@ autor@ do texto.



Dicas para postagem d@s colunistas


1 - Depois de abrir a página principal do blogue - assessoriajuridicapopular.blogspot.com - você precisa clicar em "login", que está no canto superior direito da tela. Depois faça seu login, que normalmente é o mesmo do Facebook, Gmail, ou alguma ferramenta do Google.

2 - Aberto o painel você precisa clicar em "nova postagem".

3 - Na hora de preencher o título você precisa lembrar que este será utilizado para indexar as buscas de quem está procurando conteúdos no Google, ou outra ferramenta. Assim, o melhor são títulos com palavras-chave do teu texto. Lembre também de nunca repetir o mesmo título em duas postagens.

4 - Na hora de escrever a postagem o melhor é fazer isto no Word ou no Bloco de Notas, e não diretamente na página do blogue. Porque a conexão pode cair, podem haver erros, e assim, todo texto vai embora. Então, a dica é escrever em outro lugar, sem formatação nenhuma, e depois colar o texto no blogue. Para só então editar tamanho, letra, grifos etc. 
Pode ser que copiando um texto do Word quando você colar no blogue fique todo desconfigurado. A melhor dica é limpar toda a formatação antes de copiar e colar. A melhor forma de limpar a formatação é copiar e colar no bloco de notas (que não aceita edição nenhuma).
Na hora de escrever a postagem cuide para que o primeiro parágrafo e a primeira frase do parágrafo sejam representativas do conteúdo do texto, porque serão estas que serão indexadas pelo Google para as ferramentas de busca.

5 - Utilize sempre uma imagem, pelo menos, na postagem. O melhor é utilizar imagens em jpg, e não muito pesadas. Pense que muita gente ainda tem conexões lentas.

6 - No final escreva os marcadores exatamente como palavras-chave. É sempre bom repetir marcadores já existentes.

7 - Antes de publicar a postagem clique em "visualizar", para que possas ter uma idéia de como ficou pronta. Assim você pode fazer alterações antes de publicar. Quando terminar, basta clicar em "publicar postagem".

8 - Se quiseres agendar a postagem para um dia específico, basta clicar em "opções de postagem", depois "programado em", e agendar para o dia e hora que você quer que seja publicado. Este recurso é bom para quando já existem duas postagem naquele dia, para evitar que fiquem três num dia e nenhuma no outro.


Para gostar de escrever


Levantando do chão num só impulso

Para quem não está acostumad@ a escrever, uma postagem de blogue é um bom começo. Já que pode ser curta e repleta de linques que direcionam @ leitor@ para "veredas que se bifurcam", como dizia Jorge Luis Borges. Um processo de criação desordenado pode ser facilmente organizado na linguagem dos blogues, alheia à linearidade e a longos períodos. Quem se dedica à escrita acaba por inventar labirintos inesgotáveis, com referências a outros textos e portas de saída para outros sítios.

Ser diret@, sem ser superficial.

Uma abordagem direta é preferível para quem quer comunicar-se com diferentes públicos, desde quem está acostumad@ com a leitura, até quem está navegando de passagem entre a leitura do correio eletrônico e a próxima mensagem na rede social. É preciso, por outro lado, evitar a superficialidade de artifícios para ganhar audiência, perdendo no conteúdo e na originalidade.

Em relação ao estilo, a criatividade precisa ser amparada por aquele que melhor atender à relação entre as expectativas imaginadas de quem vai ler e as habilidades de quem escreve. Fazer uma escolha na variedade da poesia, crônica, artigo de opinião, depoimento, notícia, relato, informe, carta, resenha, manifesto...

"É preciso não ter medo, é preciso ter a coragem de dizer" - Carlos Marighela

O melhor método é o que atender um caminho árduo que leva ideias ao público. Isto pode até inibir, mas também liberta a muit@s. Para isto, é preciso ter muito respeito com a palavra. Por que a palavra que corta feito navalha, como disse Belchior; é a mesma palavra que quebra uma esquina, como dizia Leminski. O desafio é contar a história de um povo com ele e para ele mesmo, como faz Lília Diniz.

Vamos! Teu rascunho já fez o segundo aniversário! Teu caderno já amarelou página por página! Tua vida de escritor@ é irreversível, inarredável, inevitável!

Algumas dicas preciosas

Tenha sempre uma folha à mão, as ideias não esperam seu registro para desaparecerem.

Escreva sem mais, dê asas ao seu inconsciente e reconheça-se durante a leitura do que escreveu.

Para ser simples e diret@, sem ser simplista, escreva como se estivesse falando; ou se preferir, grave o que falou e depois transcreva.

Nos momentos de insegurança, peça a alguém para ler antes de publicar.

3 comentários:

  1. Boa tarde,
    Por favor, entre em contato para falar a respeiro da publicação referente ao loteamento jardim graciosa em Pinhais

    loteamentojardimgraciosa@gmail.com
    Abs
    Willian

    ResponderExcluir
  2. Comprei um apartamento no Residencia Cadiz, e fui informado que haveria 10% das vagas para motocicletas, dado minha surpresa que agora, apesar de haver as vagas demarcadas e eu utilizar por um ano a administradora Topazio resolveu cobrar 25% da taxa condominal de aluguel de motos.

    Este valor serve somente como referencia para moradores que desejam alugar suas vagas a terceiros.

    Venho por meio desta reiterar minha indignação quanto a cobrança do estacionamento de motos. a cobrança e o valor são abusivos.

    ResponderExcluir
  3. Estimados Loteamento Graciosa e Proposta Digital

    A internete é realmente muito doida, que diabos vocês estão fazendo aqui?

    ResponderExcluir