domingo, 16 de agosto de 2009

Auto-retrato


Esta foto foi tirada por meu irmão, João Vicente, na barranca do Rio Uruguai, em São Borja, Rio Grande do Sul, na páscoa deste ano (2009).


Hoje pretendo trazer informações da minha subjetividade que penso serem pertinentes para o leitor deste blog.

Sou estudante de direito há 9 anos. Na graduação me dividi entre o movimento estudantil tradicional, os estágios e os projetos de extensão.

Sou assessor estudantil (1) há 6 anos. Em Passo Fundo atuei no Centro de Assessoria Jurídica Universitária e Popular - CAJU Sepé Tiaraju, de 2004 a 2006. Em Florianópolis atuei no Núcleo de Estudos e Práticas Emancipatórias - NEPE UFSC, de 2007 a 2009.

Acredito que os projetos de extensão que participei na graduação em direito na UPF e no mestrado em filosofia e teoria do direito na UFSC foram o que de melhor eu fiz em todos estes anos. Todo este entusiasmo também envolve uma permanente autocrítica.

Por isso, tenho pesquisado a assessoria jurídica popular há 4 anos. Na tentativa de qualificar minha atuação e de colaborar com a reflexão sobre as práticas jurídicas insurgentes.

Foi assim quando escrevi a monografia de conclusão de uma especialização em direitos humanos na ESMPU/UFRGS, o título ficou "Assessoria jurídica popular universitária e direitos humanos: o diálogo entre estudantes e movimentos sociais (1980-2000)".

Escrevi também a dissertação do curso de mestrado na UFSC, com o título "Direito insurgente e pluralismo jurídico: assessoria jurídica de movimentos populares em Porto Alegre e Rio de Janeiro (1960-2000)".

Por fim, este blog tem o objetivo principal de divulgação de reflexões da assessoria jurídica popular. Para que seja um canal de comunicação com outros estudantes, advogados populares, professores, trabalhadores jurídicos, trabalhadores sociais, militantes dos direitos humanos, servidores públicos, entre outros interessados.

(1) Assessor estudantil é o estudante que atua em projetos de extensão comunitária, com o objetivo da comunicação com grupos e movimentos populares, normalmente vinculado a alguma instituição de ensino superior. A atuação envolve desde a orientação até oficinas de educação popular em direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário