quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ano recomeça com nova linguagem

Parece que o ano finalmente começou. Basta passearmos pela internete e percebermos o retorno de muitas pessoas para o trabalho e para o dia-a-dia da política.

Nosso colunista Jacques Alfonsin escreveu "Sobre uma crítica tão grosseira quanto infundada contra o 'Conselhão' do RS", no blogue RS Urgente, em que destaca seus objetivos na participação no referido conselho e responde a críticas direcionadas aos seus componentes, pelo jornal Zero Hora. Uma contribuição sobre a participação popular e seu histórico nos últimos governos. Uma boa oportunidade para compararmos com o modelo de participação do Conselho Popular, iniciativa carioca que conta com a assessoria jurídico-política de Miguel Baldéz, e seu princípio da presentação.

Importante o resgate feito por Venicio de Lima no blogue "Fezendo Media" sobre a "Comunicação e cultura em Paulo Freire: 30 anos depois", em que destaca o reconhecimento internacional do autor e a sua importância no estudo da comunicação. Podemos aqui retornar a alguns debates já feitos neste sentido, como "A comunicação e o apoio popular", ou então "O círculo de cultura de Paulo Freire".

Os blogues terão poções mágicas para encarar o monopólio dos meios de comunicação?

Excelente o artigo de Antonio Bastos, membro do Movimento e do blogue "Direito para quem?", intitulado "O Iraque é aqui", em que nos previne para uma triste realidade que ainda está por vir com os grandes eventos esportivos no Brasil, além de fazer um importante resgate dos principais fatos históricos que caracterizam este momento de consternação e reflexão sobre a crescente violência do Estado na favelas. Oportunidade para lembrarmos de debates realizados por aqui, como o proposto por mim na postagem "Violência no Rio: Estado e constitucionalismo de fachada", também pelo Adriano Oliveira em "Sobre a tragédia no Rio" e o "Manifesto do Conselho Popular contra ditadura aos pobres" do Conselho Popular do Rio de Janeiro.

Muito legal o blogue "Informativo Mapuche Werken Kvrvf", que significa "Mensageiro do Vento", e tem como objetivo apoiar o processo de reconstrução e autonomia da Nação Mapuche e demais povos originários. Oportunidade para lembrar debates propostos por nossos colunistas, como Roberta Cunha Oliveira em "América Latina dos abismos", Assis Oliveira em "AJP/AJUP com povos indígenas?" e Ricardo Prestes Pazello em "O giro descolonial e o direito: três cortes estruturais da colonialidade do poder".

Por fim, a notícia "MST e Imbituba" enviada pelo colaborador Ezequiel Antonio de Moura, da Brigada Mitico do MST-SC, veiculada no jornal Diário Catarinense sobre um ano das prisões em Imbituba-SC. Relembrando uma série de notícias sobre Imbituba veiculadas neste blogue, que inclusive algumas constituíram-se em furos de reportagem nos jornais locais de Imbituba e Florianópolis.

Por hoje é isto, encerro esta coluna com um sentimento de que a linguagem dos blogues proporciona um outro olhar sobre o mundo e a comunicação.

6 comentários:

  1. Compa Luiz,

    Na linha de sugerir leitura de textos interessantes nos "blogues", sugiro a leitura, aos profícuos escritores desta página, de texto publicado no Diário Gauche: http://diariogauche.blogspot.com/2011/02/virtude-dos-dominantes-e-virtude-dos.html

    Trata-se de uma reflexão interessante.

    Abraço,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Obrigado pela indicação. Gostei da foto dos sapatos.
    Aproveito para noticiar que todas as edições da Revista Sequência, do CPGD UFSC, estão agora disponíveis na internete: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/issue/archive

    ResponderExcluir
  3. E que tal o artigo do Fábio Comparato, no Brasil de Fato? "O compromisso de defesa da linguagem é, sem dúvida, em primeiro lugar, um compromisso com a massa trabalhadora" - http://www.brasildefato.com.br/node/5707

    ResponderExcluir
  4. Lao afirma que os longos ciclos desgastam os fortes e fortalecem os fracos. O "fenômeno bológue" é indício promissor de sua convicção. A Era da 2ª revolução industrial se inicia com os grandes meios de mídia ajoelhando-se aos sucintos espaços bologuísticos, igualando-se, ao menos na forma, no estilo e no alcance, aos mais modestos e tediosos diários da vida privada. É por isso que o próprio Laoziano inaugurou seu espaço digital de contribuições permeáveis e retroalimentares.

    ResponderExcluir
  5. Ah, querido,
    o que seria de mim hoje sem esses espaços alternativos?
    fora toda a informação a que tenho acesso de figuras desconhecidas, tenho a chance de me deparar novamente com idéias que um dia tiveram voz, que me fizeram me remexer da cadeira e me trouxeram inquietude.
    Nesses momentos, nao só me informo, dialogo. Tenho a oportunidade de continuar próxima de pessoas que são referência pra mim, e às quais posso também me dirigir enquanto referência. Tenho a oportunidade de continuar compartilhando paixões e afetos. A gente se sente sentando no chão, na mesma roda e enxergando no outro angústias, esperanças e olhares que podem ser compartilhados.
    É isso que sinto quando passo por aqui e te leio, mesmo que passe em silêncio.E isso me enche de orgulho...
    Abraço mais que enorme
    Di

    ResponderExcluir
  6. Fiquei emocionado Diana!
    Estamos todos sim em uma grande roda, sentados ao chão e de pés descalços sobre a terra.
    Sinto o seu olhar e de muitas outras companheiras e companheiros. Em minhas andanças começo a ter noção na abrangência deste pequeno barquinho no mar revolto da rede mundial.
    Um grande abraço a tod@s os leitor@s deste blogue!

    ResponderExcluir