sábado, 26 de fevereiro de 2011

Amanda Alves de Souza e a práxis extensionista

Monografia de Amanda Alves de Souza, estudante e assessora universitária, intitulada "Desafios para construção de uma nova práxis extensionista no Direito", do curso de Graduação em Direito na universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2010.

Visite nossa Biblioteca Digital



Resumo:
Neste trabalho de conclusão de curso, serão discutidos os elementos para a construção de uma nova práxis extensionista no Direito, de caráter não-assistencialista, interdisciplinar e fomentadora de uma dinâmica de pesquisa essencialmente participante da dinâmica política, social e cultural quotidiana. Explicitarei os desafios à implantação da nova práxis a partir das experiências vivenciadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro e relatadas por educadores e alunos da Universidade de Brasília.
Longe de ter a pretensão de esgotar o tema e ciente das deficiências de formação que o atual ensino jurídico deixa como herança, demonstrarei que a construção dessa nova práxis passa pelo fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão nos cursos de Direito que, por sua vez, necessitam não apenas do saneamento de vícios metodológicos, mas da adoção de uma nova compreensão acerca do que seja Direito em nossa sociedade.
Palavras-chave: Práxis extensionista. Extensão em Direito. Ensino jurídico. Nova Escola Jurídica Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário