terça-feira, 5 de julho de 2011

Nasce a REBELA

O IELA - Instituto de Estudos Latino-Americanos, da UFSC, lança o primeiro e importante volume de uma revista fruto do debate em rede que articula pesquisadores brasileiros em torno do problema latino-americano. O IELA desempenha função notável na academia brasileira, caracterizada que está pela desertificação do pensamento criativo e pelas costas viradas para o continente. Vida longa à REBELA!


REBELA - Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos
 

REBELA - Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos – tem como objetivo difundir a produção de intelectuais e ativistas sobre a América Latina. Afirmando a unidade indissociável entre teoria e prática, REBELA está interessada em análises e reflexões que contribuam para compreender o contexto e as particularidades do momento atual, em suas múltiplas dimensões. REBELA é uma revista comprometida com a libertação dos nossos povos e com a construção do socialismo.

Repelimos o transplante de ideias. Queremos contribuir para a construção e consolidação de um pensamento social que se alimenta da tradição marxista, em especial do marxismo latino-americano, sem descartar reinvenções do pensamento humanista. Consideramos que, na interlocução com estas tradições, é indispensável praticar, a partir da nossa situação, a redução sociológica e a reoriginalização cultural, como ensinam Alberto Guerreiro Ramos e Aníbal Quijano, respectivamente. Valorizamos, sobremaneira, a disseminação do saber produzido no cotidiano das lutas. Queremos que REBELA se constitua em um espaço de diálogo de saberes: entre o saber produzido nas lutas sociais e na academia, bem como através da articulação entre áreas de conhecimento como a economia, as ciências sociais e política, os estudos organizacionais, o serviço social, a filosofia e a história.

REBELA é uma revista da Rede Brasileira de Estudos Latino-Americanos, constituída a partir de uma iniciativa do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA - Universidade Federal de Santa Catarina) congregando pesquisadores de inúmeras universidades brasileiras que trabalham de maneira permanente e sistemática a realidade da América Latina.






Um comentário:

  1. Que beleza! Passei o olho na primeira edição e achei muitas coisas boas. Parabéns ao pessoal do IELA pela iniciativa.

    ResponderExcluir