segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dissertação Christianny Diógenes Maia

Disponibilizamos na Biblioteca Digital da Assessoria Jurídica Popular a dissertação de Christianny Diógenes Maia, professora da Faculdade Christus de Fortaleza, Ceará.

O título é "Assessoria Jurídica Popular: teoria e prática emancipatória", foi defendida em 2007 no Curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal do Ceará.


Boa leitura!

RESUMO: A presente dissertação buscou analisar a Assessoria Jurídica Popular - AJP, um movimento jurídico inovador e emancipatório, que tem como principal objetivo a promoção e efetivação dos direitos humanos dos setores excluídos social, econômica, política ou culturalmente e, dessa forma a consolidação de uma sociedade mais justa para todos. Nesse sentido, pesquisaram-se os referenciais teóricos do Movimento, com destaque para as Teorias Jurídicas Críticas, o Direito Alternativo e o Pós-positivismo; os seus pressupostos, tais como o Estado Democrático de Direito, o amplo acesso à justiça, o Pluralismo Jurídico Comunitário Participativo, a Educação Popular como abordagem pedagógica para uma educação jurídica emancipatória e um Direito como instrumento de transformação social. Também foram assinaladas as características da Assessoria Jurídica Popular e suas diferenças com a Assistência Judiciária Tradicional. Relatou-se, ainda, um breve histórico da AJP e algumas experiências cearenses desta prática jurídica inovadora.
PALAVRAS CHAVES: Assessoria Jurídica Popular, Direitos Humanos, Novos Sujeitos
Coletivos de Direito, Educação Popular, Pluralismo Jurídico, Acesso à Justiça.

2 comentários:

  1. Cristianny, parabens pela iniciativa e pelo produto final.
    Fico extremamente feliz quando encontrou uma coordenadora de AJUP tão interessada e participante na temática e atuação.
    Até porque, infelizmente, isso é algo raro na Rede...
    Em todo caso, espero revê-la em qualquer CONPEDI aí da vida, hehehe, e indico ao pessoal do blog que continue a reunir os trabalhos acadêmicos que trabalhem a temática da AJUP e as temáticas que a perpassam, porque esta biblioteca digital é de grande serventia para todos e todas que se engajam nessa "cachaça" chamada AJUP/AJP.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Olha só a Christianny novamente:

    "A ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CULTURA
    JURÍDICA ANTIPOSITIVISTA E ANTIMACHISTA: SUPERANDO A DISCRIMINAÇÃO DE
    GÊNERO NO DIREITO - Ana Maria D'ávila Lopes; Christianny Diógenes Maia"

    Artigo que será apresentado no CONPEDI, mês que vem, em Fortaleza.

    Para quem vai, acho que deve ser uma boa dica!

    :D

    ResponderExcluir