sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Pesquisa sobre a organização política dos Xokleng

Divulgamos o artigo “Depois da barragem só sobrou pedra e terra seca: a construção da Barragem Norte na Terra Indígena La Klãnõ: histórico e situação atual", da pesquisadora Juliana de Paula Batista.

O artigo será publicado no "Anais do III Encontro Latinoamericano de Ciencias Sociais e Barragens", que foi realizado em Belém, na UFPA, no início do mês de dezembro deste ano (no prelo).


Acampamento Xokleng, no início do contato com os não-índios.

A ênfase da análise está no processo de colonização, que segundo a autora, foi iniciado em 1916, no Estado de Santa Catarina. Coincidente com o período em que começaram a ser trazidos imigrantes da Europa para habitar o lugar, que antes já era habitado pelos indígenas, embora isso não tenha sido considerado.

A pesquisadora destaca o conceito de Cosmopráxis, que tem relação com práticas cosmológicas, a visão de mundo, filosofia, que é colocada em prática, que é vivida por cada povo em sua cultura de acordo com sua filosofia própria. A explicação que cada povo dá ao seu universo. O termo também pode estar relacionado às práticas religiosas, "xamanísticas", mas é entendido como algo mais amplo.

Interessante perceber que a professora utiliza muitas referência de seu diário de campo, fruto do método  etnográfico utilizado na pesquisa realizada no local. Na escrita é utilizada a primeira pessoa do singular, o "eu" que confere subjetividade e autenticidade aos relatos. Espera-se, que a voz oficial da pesquisadora possa funcionar como um entrave aos interesses do Estado e da iniciativa privada.

Leia também sua dissertação de mestrado em Direito na UFSC: "Tecendo o Direito: a organização política dos Xokleng La Klãño e a construção de sistemas jurídicos próprios: uma contribuição para a antropologia jurídica".

2 comentários:

  1. Que pesquisa linda, minha gente!!!

    É uma pesquisa viva e pulsante que certamente afetará aqueles que a ela tiverem acesso ... que chegue ao mundo a história do Povo Xokleng através dos sinceros e sensíveis olhares e diálogos e escritos de Juliana.

    [E há professores na minha querida UESPI me advertindo que pesquisadores escrevem em primeira pessoa do singular porque não conhecem as normas da ABNT!]

    ResponderExcluir
  2. escrever na primeira pessoa do singular foi uma "briga" imensa em meu programa também, mas nas pesquisas de cunho antropológico isso acontece com frequência. Além de primar pela intersubjetividade o "meu" olhar é só mais um olhar possível. Então por que devo erigí-lo a verdade científica inconteste? Um abraço,
    Juliana

    ResponderExcluir