sexta-feira, 19 de novembro de 2010

I ENCONTRO PARAENSE DE ASSESSORIA JURÍDICA UNIVERSITÁRIA POPULAR

O começo de uma nova vida é sempre marcado por um Encontro, que não possui seu conteúdo cerrado nesta palavra, mas é propriamente como um objeto, uma chave de abertura de dimensões de existências, éticas, e que, portanto, está para além do físico, sendo metafísico e, porquê não, poético. É este, acredito eu, o sentido da realização do I ENCONTRO PARAENSE DE ASSESSORIA JURÍDICA UNIVERSITÁRIA POPULAR.

Este evento cuja sede se deve ao Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Isa Cunha e ao Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Aldeia Kayapó (NAJUPAK), vinculados a Universidade Federal do Pará, contará com a participação de mais dois projetos de AJUP recentemente surgidos na região norte e que ainda não fazem parte da Rede Nacional de Assessoria Jurídica Universitária (RENAJU), o Centro de Assessoria Jurídica Popular de Marabá (CEAJUP) e o Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular da Universidade do Oeste do Pará (NAJUP UFOPA), totalizando quatro núcleos de AJUP que conjuntamente compõem a denominada Rede Estadual de Assessoria Popular Emancipatória do Estado do Pará (REAPE/PA), entidade surgida no ano de 2008.

Certamente, as expectativas entre os dias 19 e 21 de novembro de 2010, período planejado com tanto carinho por todos os integrantes, são grandes entre os participantes. Compreender conjuntamente pela primeira vez, o cenário em que se inserem as AJUPs no norte do Brasil, tremendamente marcado por conflitos fundiários, por uma educacão progressivamente mais miserável e por uma estupidez sem tamanho no que se refere a utilização da floresta, está longe de ser algo comum ou fácil. O Pará de proporções territoriais gigantescas é coberto por um manto não de proteção, mas de facetas de diversidades, incluindo inúmeras tragédias.

Assim, o que fazer? É torcer para que nossos heróis e nossas heroínas cerquem-se das energias que vem dos rios amarelos da Ilha de Mosqueiro onde será realizado o Encontro e que, eles e elas tenham, acima de tudo, um encontro entre si, que produza união aos que sofrem ao lado do povo, mas que, sobretudo, ao lado deles lutam e vivem.

Meus melhores pensamentos para estes companheiros e estas companheiras, pode nas palavras de dois integrantes do NAJUPAK, Leon e Celice, assim ser dito:

Eu falo
Tu falas
Todos falamos
Nossas idéias se confrontam
Se complementam,
Nossas vozes, que antes
Apenas ecoavam no vazio,
Agora compõem um pequeno coro
De grandes vozes


5 comentários:

  1. Este encontro representa um importantíssimo passo na construção da nossa articulação estadual, fortalecendo a RENAJU no Pará. Que possamos construir um pequeno coro de grandes vozes paraenses. Há braços!

    ResponderExcluir
  2. Ótima iniciativa dos paraenses! Aliás, efervescente a AJUP por aí! Parabéns!

    E quais serão os eixos discutidos no encontro? Já uma programação?

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Há uma programação, sim.

    Dia 19/11 (sexta-feira)
    19h00 – saída ao local do encontro
    20h45 – mística de abertura
    21:15 – abertura do EPAJUP
    • Informes da sede
    • Repasse da programação
    • Divisão de tarefas
    22h00 – noite cultural

    Dia 20/11 (sábado-feira)
    06h30 – alvorada
    07h00 – café da manhã
    08h00 – Oficina sobre Amazônia, conflitos agrários e movimentos sociais.
    12h00 – almoço
    13h00 – tempo tarefa
    14h00 – Oficina: “Educação Popular em Direitos Humanos”.
    19h00 - jantar
    20h00 – Cine clube: “Pão e Rosas” (1h30).

    Dia 21/09 (Domingo)
    06h30 – alvorada
    07h00 – café da manhã
    08h00 – Oficina sobre Assessoria Jurídica Universitária Popular (AJUP)
    12h00 – almoço
    13h00 – tempo tarefa
    14h00 – Oficina sobre a Rede Nacional de Assessoria Jurídica Universitária (RENAJU)
    19h00 – Jantar
    20h00 – Avaliação e encerramento do Encontro

    :)

    ResponderExcluir
  4. Puxa Mariana que beleza de articulação!
    Ouvi comentários que no Rio Grande do Sul haverá o encontro gaúcho, também no sentido de organizar a militância estudantil da assessoria com os novos grupos vindouros.

    Eu gosto muito deste filme "Pão e rosas".

    Abraços

    ResponderExcluir