terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Comunicação na América Latina

Aproveitando o ensejo da discussão da mídia, proposta pelo Thiago Arruda, gostaria de apresentar dois jornalistas que contribuíram muito para a comunicação em nosso continente.

O Adelmo Genro Filho (1951-1988)  (sim, ele é irmão do Tarso), foi professor e um dos fundadores da faculdade de jornalismo da UFSC, buscou construir uma teoria marxista para o jornalismo. Sua obra "O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo", está disponível na internete, ou, com sorte, em algum sebo.



Daniel Herz (1954-2006)  foi jornalista e articulador político. Sua obra mais célebre foi "A História Secreta da Rede Globo", que este mês foi relançada pela Editora Dom Quixote, de Porto Alegre. Conforme a sinopse da editora, "este livro, originalmente lançado em 1983, que se encontrava esgotado desde 1987, reconstrói a história da formação da Rede Globo, lançando luzes em muitos aspectos que se faziam invisíveis. A História Secreta da Rede Globo é uma obra polêmica e, sem dúvida, importante para o debate do Brasil Contemporâneo, especialmente no que diz respeito à democratização da comunicação".


"Não há nada mais ousado no universo do que o homem"
Adelmo Genro Filho

América Latina: política e mundo

Um comentário:

  1. Hmmm...Vou usar a postagem do Ribas para falar uma coisa que ando sentido necessidade de expressar por aqui.

    Eu tenho fé e esperança que um dia a Tv aberta seja "desmonopolizada" (desculpem o termo), de modo que se estimule o aparecimento de inúmeras outras que reflitam a realidade (?) de cada região do país e não de uma só. Para mim esse é o melhor "controle"(morro de medo dessa palavra, nesse caso, sinceramente) que se pode fazer sobre a mídia, especialmente televisiva: ampliar o leque de escolhas do telespectador. Mas de verdade, com emissoras de qualidade e com conteúdo que acrescente algo de útil.

    Seria um sonho se isso acontecesse. Quantas vezes vocês acham que o Piauí é mencionado no Jornal Nacional* por ano?E qual o tipo de notícia que sempre sai?Exatamente: seca. Se bem que agora, com a desorganização climática, as enchentes por aqui também são notícia... Nossa!Como eu me sinto bem representada pela mídia hegemônica enquanto piauiense!Conseguem traduzir toda a complexidade de nossa identidade aqui com toda essa cobertura televisiva aprofundada...

    Mas voltando, eu acho que controle prévio não é útil (me parece bem anti-democrático) e só vai dar confusão. Muito melhor é resolver o problema da mídia (estou falando a televisiva, em especial, mas vale para as outras) de modo construtivo, com emissoras regionais mais fortes(outras também, não só as afiliadas às poderosas nacionais) e mais espaço para produção independente, esse tipo de coisa- diversificar, não homogeneizar.

    Era isso.


    *Escolhi esse jornal de propósito, por causa do inegável alcance que ele tem sobre o território brasileiro.

    ResponderExcluir