domingo, 3 de janeiro de 2010

Educação: de geração para geração


Um dos maiores desafios do educador popular é a renovação do grupo.

Principalmente nos projetos elaborados pelos estudantes universitários, essa questão está sempre presente. Isto porque os estudantes têm consciência da efemeridade de sua passagem pela universidade, assim como da necessidade de contituidade das atividades, depois que forem embora, no dia seguinte da formatura.

Em função disso, é preciso planejar com cuidado os momentos de passagem de uma geração para outra. Entenda-se uma geração como aquela formada pelo conjunto de estudantes de diferentes anos e até mesmo de diferentes cursos.

A primeira dica importante é a de evitar o desperdício da experiência. Uma geração de estudantes que registra suas ações, realiza autoavaliações, e busca produzir teoria, está dando um grande passo para facilitar o trabalho da geração vindoura.

Outra dica é a comunicação e articulação com outros grupos de assessoria estudantil. A Rede Nacional de Assessoria Jurídica Universitária (RENAJU) representa uma contribuição decisiva para a articulação, politização e consequente continuidade do trabalho das assessorias, na medida em que voltar seus encontros nacionais e regionais para este objetivo. Podem ser organizadas ainda atividades conjuntas entre grupos da mesma cidade, ou de regiões próximas. Sem esquecer ainda da importância da troca de experiências, dicas sobre metodologia, relatos de oficinas etc.

Por fim, espera-se que este blogue constitua-se num instrumento relevante de comunicação para os assessores populares, colaborando com a organização da assessoria estudantil e a comunicação com os advogados, para que finalmente possamos melhorar a ponte dos assessores estudantis com os advogados, para que o trabalho popular não termine com a formatura.

2 comentários:

  1. Pois é, Ribas!

    Guardar a memória dessas atividades é, por vezes, vital para a existência e continuidade do grupo, bem como a renovação dos participantes.

    Na oficina do CORAJE(PI) que participei em dezembro(obrigada pelo convite, Lucas e Andréia!), eu comentei isso com alguns integrantes e eles se revelaram já preocupados com essa questão, especialmente quanto ao ingresso de novos estudantes no corpo. Quanto à memória, eu percebo que eles vêm tomando as devidas precauções. A criação de um grupo no yahoo facilitou bastante esse processo, a meu ver, já que funciona como um "diário" ou "ata". Troca de ideias, materiais, aviso de reuniões, planejamento das atividades, está tudo lá muito bonitinho organizado pel@s menin@s.

    :)

    Um xero!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí... talvez mais importante ainda Ribas é manter não esquecer de incluir as novas gerações nas atividades de assessoria e nunca centralizar as atividades em si... a vaidade e a soberba são dois pecados capitais para quem quer trabalhar com o povo e para o povo!

    ResponderExcluir