quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Direitos humanos sob conflito

Seguindo o debate sobre os direitos humanos, aproveitamos para divulgar a opinião do nosso companheiro Roberto Efrem Filho, professor de direito na UFPB, que escreveu o artigo "Os Direitos Humanos sob conflito" no sítio da Agência Carta Maior.


Betinho analisa a contenda envolvendo integrantes do governo federal em torno do Decreto do Presidente Lula do Plano Nacional de Direitos Humanos. Coloca o conflito como resultado de um embate de classe, em torno de temas que ainda não foram "resolvidos", mesmo com o final do regime militar. Ele reforça a importância da concepção de direitos humanos presente no documento e a experiência participativa na sua confeccão. Ambas características que teriam irritado os conservadores.

O professor reforça ainda avanços presentes no documento, que refletem bandeiras históricas dos movimentos sociais, como a legalização do aborto, da união entre pessoas do mesmo sexo, uma Comissão de verdade e Justiça, entre outros.

Uma opinião necessária, pois destoa das vozes presentes nos grandes meios.
Um salve para a CartaMaior e a mídia independente!

Ver ainda:
Os nossos direitos humanos e os direitos humanos deles, por Thiago Arruda

Um comentário:

  1. Que bom teres gostado da nossa proposta, companheiro Ribas. Somos um grupo jovem que ainda está a amadurecer as discussões sobre a relação entre o movimento e os diversos campos de atuação. Teremos agora em março um período de intenso confronto político no curso de Direito - enfrentaremos um grupo que se diz "para além da esquerda e da direita" e conta com um apoio institucional fortíssimo - e esse período de formação nos é fundamental. Se puderes contribuir com o relato de experiências e indicações de leituras ficaríamos muito gratos. De qualquer forma, obrigado pela torcida.

    Abraços

    Paulo César di Linharez - Movimento "Os lírios não nascem da lei"

    ResponderExcluir