quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Preparação para o primeiro dia

Costumamos chamar o primeiro dia numa comunidade para o trabalho popular de visita zero.
Mas isto não quer dizer que este seja o primeiro dia de trabalho, uma intensa preparação anterior é necessária.

Além de boas leituras, todas seguidas de discussões em grupo, é preciso cumprir uma etapa de pesquisa da conjuntura social, econômica e cultural da comunidade.
Esta não é tarefa simples.

A grande maioria dos educadores populares dedicam boa parte de seus escritos para este contato inicial. Podemos ficar com três exemplos significativos: Clódovis Boff, Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão.
O educador das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) Clódovis Boff, descreve a postura ética do trabalhador popular, que pode ser desde um contato mais extemporâneo e impessoal, até a radicalidade de um "viver junto", como muitos religiosos costumam fazer.
Já Paulo Freire, nos ajuda muito com sua proposta metodológica de pesquisa do tema gerador. Esta que é uma tarefa conjunta para o educador-educando e educando-educador, de perceber na realidade local qual é a necessidade mais urgente para ser trabalhada.
Carlos Rodrigues Brandão traz contribuição a respeito da pesquisa-participante, que é a comunhão da pesquisa entre os sujeitos envolvidos na comunicação, dedicados a encontrarem resoluções para seus problemas e contribuir para a educação das novas gerações.

Com a leitura, e discussão, destes textos, resta a tarefa de eleger a melhor metodologia, ou combinação destas, para iniciar o trabalho na comunidade.
Estejamos certos de que o caminho se faz ao caminhar, mas que de mãos dadas com a experiências anteriores podemos diminuir nossos problemas e melhorar muito a nossa contribuição na educação popular.

2 comentários:

  1. poderia ter se dado os créditos pela frase "o caminho se faz ao caminhar".

    ResponderExcluir
  2. é engraçado um anônimo ter escrito isto, mas vá lá.
    A frase é do poeta espanhol Antonio Machado:

    Caminante

    Caminante, son tus huellas
    el camino y nada más;
    Caminante, no hay camino,
    se hace camino al andar.
    Al andar se hace el camino,
    y al volver la vista atrás
    se ve la senda que nunca
    se ha de volver a pisar.
    Caminante no hay camino
    sino estelas en la mar

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Machado

    ResponderExcluir