domingo, 10 de abril de 2011

A assessoria jurídica popular no 1º Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas no Paraná

Texto escrito a quatro mãos por Luiz Otávio Ribas e Ricardo Prestes Pazello
 

Há dois dias estamos participando do 1º Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas no Paraná, debatendo o tema “A cidadania ativa na internet: o caráter revolucionário dos blogueiros – o desafio do Paraná”, no Hotel Trevi, em Curitiba.

Um dos pontos altos foi o debate da tarde de sábado, sobre “Mídia, eleições 2010 e os desafios para a blogosfera”. A partir das eleições de 2010, a blogosfera pôde mostrar sua força prática no debate político nacional, ainda que totalmente envolta na pluralidade das opiniões.

Conforme um dos palestrantes, Altamiro Borges, coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”, 2 bandeiras unificam hoje o movimento de blogueiros: a oposição à ditadura midiática (monopolizadora e manipuladora), e os princípios de justiça social. Os blogues seriam instrumentos de guerrilha midiática diante do exército regular da mídia hegemônica. Porém, os blogues, as redes sociais, são armas/instrumentos revolucionários, pois podem ser utilizados contra ou a favor do povo. É fundamental perceber os seus limites, pois não substituem a articulação na rua, que ainda é central. Estes só funcionam como ferramenta para disparar o resultado da mobilização que foi feita fora dele, haja vista o caso egípcio, em que o mundo virtual apenas serviu de mobilização quando o debate político insurgente já existia. No entanto, a grande proposta de Altamiro Borges é que ocorra uma nova pauta unificadora para os blogueiros: a luta por um marco regulatório para os meios de comunicação e por um plano nacional de banda larga.

Vito Giannotti, coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação, propôs várias lições para a blogosfera decorrentes das eleições de 2010. Dentre elas se destacam as lições de análise de conjuntura política. Independemente de seus vários matizes, direita e esquerda continuam existindo. E o mais interessante: a mídia é o verdadeiro pólo aglutinador da direita, seja na captação de recursos, seja no plano da organização política. Daí a forte oposição do partido da direita – a mídia – ao PNDH3 – Plano Nacional de Direitos Humanos 3, no sentido de rejeitar a reforma agrária, a punição aos crimes da ditadura, o limite à propriedade da terra, a limitação às grandes fortunas ou a democratização da mídia. Por isso,  a conclusão de Vito Giannotti de que governo e hegemonia são coisas distintas. Hegemonia, gramscianamente, é a junção de consenso e poder. Assim, a hegemonia hoje é da direita e seu partido, a mídia. É preciso disputar a hegemonia na sociedade civil, a partir da perspectiva cultural, e a blogosfera pode exercer este papel de lua contra-hegemônica.

Para ambos os comunicadores, por sua vez, há-de se perceber quais os limites deste espaço virtual. Não se deve superestimar seu papel, já que a organização política se fez no mundo real e não no virtual.

O encontro foi um ponta-pé inicial para um movimento de blogueiros comprometidos com a democratização da comunicação no Brasil. Ainda que consideremos a importância de construção deste espaço, defendemos uma mudança na sua perspectiva geral, ou seja, uma aliança estratégica de comunicação com os movimentos populares e não pautas específicas dos partidos políticos, principalmente aquelas provindas da polarização dos campos político-partidários ora hegemônicos.

Um comentário:

  1. http://paranablogs.wordpress.com/2011/04/10/carta-do-i-encontro-estadual-dos-blogueiros-progressistas-do-parana/

    ResponderExcluir