quarta-feira, 6 de abril de 2011

Parceria do blogue com a Terra de Direitos

Firmamos uma parceria com a organização de direitos humanos "Terra de direitos", de Curitiba, para disponibilizar uma série de publicações do Instituto Apoio Jurídico Popular, organização de assessoria jurídica popular que atuou nas décadas de 1990 a 2000, no Rio de Janeiro e em todo Brasil.
- Oh justiça, quem está na luta é para se molhar!



Hoje finalizamos o trabalho de digitalização de todas as coleções, como a "Socializando o conhecimento", dedicada a divulgação de textos para populares, na tarefa de tradução da teoria dos intelectuais do direito. Também a coleção "Seminários", com textos mais acadêmicos, muitos foram resultado de eventos e encontros de discussão. A série "Aconteceu na justiça", que trazia documentos jurídicos, normalmente de processos judiciais polêmicos, mais voltada para os advogados populares. Alguns exemplares do "Tribunal contra os crimes do latifúndio", que relata inúmeras atividades realizadas em todos o Brasil, simulações que inclusive deram origem a muitas organizações de assessoria jurídica popular hoje muito atuantes (como a própria Terra de Direitos).  Compõe o acervo ainda os boletins "Coletivo Juristas Populares", em que se fazia uma comunicação mais direta com a rede dos advogados populares da época. Por fim, os relatórios realizados pelo próprio instituto, ou então em parceria com entidades de pesquisa, como a CEDISO da USP, que trazem informações para compor um retrato valiosíssimo da prática do AJUP e para influenciar outras organizações.

Aguardem a divulgação do material na Biblioteca Digital da página da Terra de Direitos, que nós iremos reverberar em nossa biblioteca também. Por enquanto, estamos fazendo contato para conseguir a autorização da publicação com a Fundação Bento Rubião e a FASE, ambas do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário