quinta-feira, 16 de junho de 2011

A luta dos moradores do Jardim Graciosa

Mapa da Região Metropolitana de Curitiba

Em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o capital imobiliário e especulativo tem pressionado os moradores do Jardim Graciosa a sair de seu território, há décadas ocupado para a sua moradia, a qual está em harmonia com o meio-ambiente bastante preservado da região. O grupo de extensão da faculdade de direito da UFPR, Direito e Cidadania, tem acompanhado a luta dos moradores e, juntamente com o Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP/UFPR) e do Coletivo de Advogados Populares que acompanha a Associação de Moradores, vem trazer à tona a campanha em defesa da moradia popular e dos atuais habitantes da região. Para isto, foi produzido um vídeo que apresenta a situação do local e a proposta de um abaixo-assinado.

Assista ao vídeo:


Abaixo-assinado pela permanência dos habitantes do Jardim Graciosa em seu local de trabalho e moradia

Os moradores do Jardim Graciosa, bairro da Cidade de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, estão sendo coagidos pela Prefeitura do município e pelo mercado imobiliário a se retirarem do lugar. Sob o pretexto de estarem degradando o meio ambiente, que é uma área de mananciais e de preservação ambiental, o poder local tenta retirar os habitantes em prol da construção de um condomínio de alto luxo.

Este abaixo-assinado é pela permanência, à luz dos olhos do povo, dos moradores do Jardim Graciosa em seu local atual, de onde tiram seu próprio sustento, através da agricultura de subsistência.

Os signatários

Assine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário