quinta-feira, 9 de junho de 2011

I Seminário de Direitos Humanos da FENED - Direito e Movimento

No calor da luta, conseguimos esquentar Curitiba durante o I Seminário de Direitos Humanos da FENED – Direito eMovimento nos dias 21, 21 e 22 de maio que acabaram de passar. O Seminário surgiu da iniciativa da Coordenação de Direitos Humanos e Combate às Opressões da Coordenação Nacional da FENED. A princípio, o C.A. Ferreira Viana, da UFPel, responsável pela coordenação, intentava a realização do Seminário de maneira simultânea em dois Estados: um do Norte-Nordeste e um do Sul-Sudeste. No entanto, nenhuma escola no nordeste teve disponibilidade para organizar o Seminário, o que em si já é demonstrativo da difícil conjuntura para o movimento estudantil de esquerda na parte norte do País, em que a maioria dos c.a.’s encontra-se hegemonizada por grupos conservadores, apesar dos numerosos e consolidados grupos de assessoria jurídica universitária popular. Para o Seminário acontecer, o Partido Acadêmico Renovador - PAR e o Coletivo Maio da UFPR deram grande contribuição.

O Seminário vem responder à necessidade de aprofundar os debates que a Federação, como uma colcha de retalhos, vem pretendendo abarcar. Os diversos grupos que hoje constroem a Federação têm prioridades diferenciadas em sua militância cotidiana, possuindo acúmulos específicos sobre pautas diversas. Por isso, nos espaços nacionais da Federação (Encontro Nacional de Estudantes de Direito, Conselho Nacional de Entidades Representativas de Estudantes de Direito e Curso de Formação Política), muitas bandeiras foram elencadas a partir da vivência desses sujeitos coletivos em suas escolas. No Seminário, a Federação proporcionou o nivelamento e a apropriação de muitos desses debates entre o conjunto de sua militância.

A necessidade de formação que a FENED vem sentindo é, aliás, um traço do momento atual de muitas organizações de esquerda que se vêem mergulhadas no pragmatismo, sem analisar amplamente a conjuntura e ter clareza na estratégia. O Seminário cumpriu os objetivos a que se propôs. No entanto, teve alguns aspectos negativos no que se refere à organicidade de seus participantes, à pouca dinamicidade do método adotado (em todos os espaços, o formato foi o da palestra), baixo número de participantes e ausência de momento de encaminhamentos, que devem ser considerados desafios para se avançar na consolidação dessa atividade.

Em mais este momento idealizado pela FENED, possibilitou-se que a relação entre a Federação e a RENAJU se estreitasse, permitindo que se compartilhe a compreensão de direitos humanos como tática de combate a todas as formas de exploração e opressão, além de se perceber os movimentos sociais como sujeitos de importância central nessas lutas. Durante o Seminário, houve uma reunião presencial da RENAJU para se traçar os objetivos do II ENEDEx, além de um almoço entre os ajupianos nordestinos presentes (CAJU/CE e CORAJE/PI) com os professores Ricardo Prestes Pazello e Luiz Otávio Ribas, que fez surgir e fortalecer muitas idéias, como a do “Mapa de Atuação da Renaju”, que já andou sendo comentada por aqui. Um momento importantíssimo da programação do Seminário foi a mostra de pesquisa na qual os militantes puderam apresentar o resultado da sistematização e teorização sobre suas lutas.
Depois desses encontros nacionais, em que nos esforçamos por construir outra sociabilidade, sempre fica a saudade. Que ela então se torne combustível para impulsionar as lutas nos nossos torrões. E que venha o ENED-SP!

2 comentários:

  1. Olá
    Seja muito bem-vinda em nosso blogue!
    Viva o movimento estudantil!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Dillyane!

    Oxalá o movimento estudantil possa unificar-se, porque assessoria não se faz sem política, assim como esta não pode se afastar da realidade extramuros universitários!

    Grande abraço e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir