sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mostra o que ninguém vê

A história se repete!
Novamente, choramos e revoltamo-nos:
Direitos Humanos e Justiça são para quem neste país?

Hoje, 24 de maio de 2 011, foram assassinados nossos companheiros, José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, assentados no Projeto Agroextrativista Praialta-Piranheira, em Nova Ipixuna – PA. Os dois foram emboscados no meio da estrada por pistoleiros, executados com tiros na cabeça, tendo Zé Claúdio a orelha decepada e levada pelos seus assassinos provavelmente como prova do “serviço realizado”.

Camponeses e líderes dos assentados do Projeto Agroextratista, Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo (estudante do Curso de Pedagogia do Campo UFPA/FETAGRI/PRONERA), foram o exemplo daquilo que defendiam como projeto coletivo de vida digna e integrada à biodiversidade presente na floresta.
*Trecho da Nota assinada por inúmeros Movimentos Sociais após o assassinato.

Hoje prefiro não indicar nenhum filme, nenhum documentário.
Nada causa pode causar maior impacto do que recebermos a notícia de que companheiros nossos de luta foram brutalmente assassinados, por que queriam como nós Um Outro Mundo.

Ontem Quinta-feira, dia 26, cerca de cinco mil pessoas acompanharam o enterro de José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo. Isso mostra que o Movimento continua vivo dentro do coração de muitos e que apesar das perdas continuaremos a lutar por/ao lado de todos e todas.

- MARIA DAS BANDEIRAS
Morreste em maio, Maria,
Mas eu te canto no verão
Por que precisas de sol,
E tu nos ajuda.
Não te conheci, nem jamais
ouvi teu nome,
Só sei que amavas recortar bandeiras
Com tua mão doce e velha,
No papel colorido dos mercados.
Mas te chamo Maria
E te proclamo Maria das bandeiras,
Para poder te cantar com voz de vento.

*Poema de Tiago de Melo em Homenagem a Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário