quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Campanhas de agitação com os calouros

Teatro

O início do semestre está chegando e os grupos de assessoria estudantil já estão se preparando para divulgar o trabalho e angariar novos integrantes.

Uma forma poderosa de agitação na semana dos calouros é o teatro.

Um personagem para as campanhas de agitação é o Dr. Resolve.

O CAJU Sepé Tiaraju (2004-2006) inventou uma esquete e encenou o Dr. Resolve pelos anos de 2005 e 2006, com diferentes platéias nos saguões das faculdades de direito de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Contrariando as expectativas dos céticos e dos cínicos, a ludicidade arrebatou olhares curiosos para as encenações e até para as reuniões de formação.

Luiz Fernando e Elias, integrantes do CAJU, encarnaram os personagens

A idéia central é sempre a mesma:
No primeiro ato um advogado tradicional, professor universitário, doutrina seu estagiário sobre a melhor pronúncia do latim, a pior forma de tratar os clientes, o desleixo nas explicações sobre o processo e a alta conta dos honorários.

No segundo ato os dois atendem um cliente e demonstram todo seu saber jurídico, incompreensível para qualquer um, além de ignorar os elementos de realidade relatados pelo cidadão. No final do atendimento olham para o cliente e dizem: entendeu? Este responde: Mas, é claro doutor!

No terceiro ato, ao sair do escritório, o cliente encontra seu amigo, que frequenta as reuniões no bairro com um grupo de assessoria estudantil. Eles conversam sobre as diferenças no atendimento e no entendimento.

No final, o cliente e todos da platéia são convidados a conhecerem melhor a proposta.

O legal é caprichar no figurino e na animação, vale até música ou poema para ambientação.

Um comentário:

  1. Adorei a proposta: simples e provocante!
    Talvez, pela linha do Teatro do Oprimido, na modalidade teatro-fórum, se abrisse para que a platéia pudesse entrar em cena para mudar a relação de poder que ocorre entre o advogado e o cliente, para posterior problematização...
    Enfim, idéias...

    ResponderExcluir