quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

SOBRE MESTRES E PROFESSORES (lembrando Warat...)





Ser professor não significa ser mestre. Pode parecer mero jogo de palavras, mas entendo que há uma profunda diferença nos diversos sentidos que podem ser atribuídos a estas singelas denominações.

            Professor instrui, o mestre provoca; o primeiro tem caminho de ofício a didática, o método, já o segundo trabalha com o incerto, a confusão e o espanto. Os professores nos cativam, os mestres nos marcam. Professores não são menos importantes que os mestres, ocorre que cada um tem um caminho, um chamado próprio, um risco e um desafio a seguir. Ser professor é difícil, depende do domínio de certas ferramentas e muita vivência no mundo da docência; ser mestre depende mais de atitude, de ações, decisões e exemplos vividos na própria carne.

            Não se é professor apenas quem está diante de uma classe, tampouco é mestre quem tem títulos expostos nas paredes. Professores, num sentido amplo, são aqueles que nos ajudam no caminho, mestres são os que nos ajudam a abrir nossos caminhos. Nossa vida é cheia de mestres e professores, ainda que eu tenha visto mais professores ao longo da vida do que mestres. O professor quer que o aluno aprenda, o mestre quer o discípulo seja mestre. O mestre sabe que precisa ser “desimportante” no futuro. A felicidade do professor é a aprendizagem, a do mestre é autonomia; professores são garantidores da tradição, mestres são destruidores de instituições.

            Nesse caminho curioso que chamamos vida, precisamos de ambos, de professores e de mestres. Na verdade, não se é exclusivamente mestre nem exclusivamente professor: isso muda com o tempo. A questão é estar preparado e alerta para qual deles a vida nos chama. Eis o desafio.

4 comentários:

  1. Muito bom recordar esses escritos por aqui ...

    ResponderExcluir
  2. Vladimir...

    Que texto sensível esse seu. Texto de quem entende da arte do ofício...

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Tanto o tan poco para decir , cuando una persona es tan clara en sus conceptos. Gracias por tus palabras, me hace sentir persona con capacidad de aprender.

    ResponderExcluir
  4. Andreia, Nayara e Ana...grato por seus comentários. Fica a certeza de que a Assessoria Jurídica Popular tem sido um local importante para refletir sobre coisas vitais para a formação de uma nova cultura jurídica...

    Abraçs

    ResponderExcluir