terça-feira, 2 de março de 2010

Participação democrática e assessoria estudantil

Companheiros e companheiras

Submeto ao crivo críptico d@s leitor@s deste blogue este artigo que foi publicado hoje pela Revista Sociologia Jurídica. O título do artigo é "Assessoria jurídica popular universitária e a formação de uma cultura política participativa no Brasil". Oportunidade em que reanalisei alguns dados empíricos trabalhados na minha monografia de especialização.

Resumo: Analisa-se considerações políticas de estudantes que atuam com movimentos sociais desenvolvendo atividades de educação popular e assessoria jurídica. O objetivo é verificar se a assessoria jurídica popular universitária (Ajup) atua com instrumentos de participação, institucionais ou não. Primeiramente, delimita-se um conceito de democracia participativa, a sua função pedagógica de ampliação dos espaços coletivos de decisão. No contexto latino-americano, faz-se uma avaliação do orçamento participativo brasileiro. A seguir, liga-se a educação política da prática da Ajup com a concepção de democracia participativa, analisando-se considerações de alguns estudantes da Rede Nacional de Assessoria Universitária (RENAJU). Verifica-se as possibilidades dessa contribuição para a formação de uma cultura política participativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário