quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Globo, BBB10 e LGBT's - o Mito

Lia na lista de e-mails da Rede Nacional de Assessoria Jurídica uma mensagem que se intitulava “Globo, BBB10 e LGBT’s”.

A matéria, retirada pelo seu transmissor do sítio eletrônico: http: //gay.com.br/ 2010/01/06/ big-brother-brasil -arco -iris/, iniciava com a seguinte afirmação:

Apesar de todas as críticas que podemos tecer contra a Globo quando o assunto é homofobia, a última edição do BBB 10 traz uma "drag queen", um gay e uma lésbica assumidos, além da "simpatizante" Elenita (dona da comu "Homofobia Já Era", do Orkut - a maior referência orkutiana no combate à homofobia), uma defensora intransigente dos direitos dos LGBT's.

Além disso, mais adiante, para iniciar sua defesa da atitude da Rede Globo e enobrecer a participação de pessoas homossexuais num dos programas de maior audiência da TV brasileira, em letras garrafais, sub-titulava a matéria com a frase “Big Brother Brasil Arco-íris”.

De fato, como diz Galeano, estamos mesmo vivendo “de pernas pro ar – uma escola do mundo ao avesso”. Vivemos efetivamente um momento de inversão de valores e, às vezes, não nos damos conta disso.

Observando que na sociedade de consumo tudo se transforma em coisa a ser consumida; observando que a TV é uma grande parceira na construção de um modelo de sociedade que reduz as pessoas a coisas; observando que o Big Brother Brasil é uma das formas mais sofisticadas de violência que se vê na TV brasileira, porque trata todos como peças, como objetos de um comandante que expõe os corpos, que faz expor nas pessoas a sua raiva, o seu desejo, que planta emoções conforme a dominação e manipulação de situações, que se estabelece de certo modo sobre o outro com um “biopoder”, como diria Foucault, eu não seria tão romântico na análise sobre a participação LGBT no BBB10.

Ao contrário de tudo o que foi dito, depois de transformar e reforçar a imagem de homens e mulheres heterossexuais em objeto, agora é a hora e vez das pessoas homossexuais.

É certo que conhecer e ver é um bom mecanismo para respeitar, mas ninguém é respeitado sendo tratado e mostrado como objeto da sanha ardente de uma TV que, em nome do lucro, transforma tudo,como num toque de Midas, em algo a ser, somente em tese, apreciado. Digo somente em tese, porque não ajuda a discutir o modelo de sociedade e o lugar que cada pessoa, com as suas peculiaridades, tem nessa sociedade de origem patriarcal, patrimonialista, clientelista, paternalista, voluntarista, fundada na violência contra a diferença.

Vejo que é preciso cuidado por parte daqueles e daquelas que deixam os olhos brilharem com o menor sinal de respeito aos direitos humanos. Até mesmo quando se trata de um sinal que indica exatamente o contrário do que parece indicar. Quem sempre viola e propaga a violação de direitos humanos não passa de uma hora para outra à condição de defensor de direitos humanos.

Das boas intenções, quase sempre, há que se desconfiar. "De boas intenções, o inferno está cheio".

3 comentários:

  1. é... é interessante notar que, se Hesse falava no jogo da linguagem, podemos falar no mesmo sentido no jogo da realidade. As palavras modificadas, desconexas de seu contexto, sustentam ideologias totalmente diversas. O mesmo pode acontecer com as imagens... nunca tinha pensando sobre isso.

    ResponderExcluir
  2. Boa contribuição para a discussão de como a grande mídia pode manipular até os discurso politicamente corretos para garantir seus objetivos últimos: lucro e manipulação.
    A pergunta não: por que demoraram tanto para incluir sujeitos dos grupos GLBTT no BBB? Mas sim: com que interesses estes foram incluídos?
    Não resta dúvida que há o papel da exploração e da estereotipização, mas cabe também pergunta: como os movimentos GLBTT lidam com isso, e como esta abertura (ainda que parcial) pode (ou não) contribuir para as lutas e os debates sociais?

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas, não pensava a Globo nos Direitos Humanos quando incluiu LGBT's no BBB. Pensava sim no que essa aparente inclusão poderia lhe trazer de positivo em imagem e lucro.

    Todavia, não vejo por que os LGBT não devam estar inclusos nessa sistemática televisa. Se existem heteros sarados gerando lucro, por que não homosessuais sarados gerando lucro?
    Por que devem estar escondidos? Ou supostamente preservados? Não existe um perfil LGBT, existem pessoas de todos os perfis que são, também, LGBT (e isso inclui pessoas fúteis que querem participar do BBB). Assim, não vejo como negativa a participação de pessoas LGBT no BBB. Vejo como natural, afinal de contas, os LGBT tb fazem parte da sociedade de consumo. Mas concordo que não devamos nos iludir com essa suposta mudança de discurso da rede globo.

    ResponderExcluir