domingo, 8 de novembro de 2009

E a luta das Mulheres?



Faço aqui minha primeira postagem no blog "Assessoria Jurídica Popular".


Nesses dias todos pensando em como, quando e com qual tema participar, muitos assuntos me vinham a mente, mas nenhum me motivava realmente a colocar as idéias no mundo. Entonces, eis que leio o comentário do Contardo Calligaris na FSP sobre o caso da estudante da UNIBAM que teve de sair da "Universidade" escoltada por usar um micro-vestido e estar maquiada e produzida para a "balada". Tenho lá minhas restrições com as pretensões generalizantes da psicanálise, porém seu texto me fez relembrar do quanto a luta feminista ainda precisa avançar.


Quando digo avançar, penso estritamente na necessidade de que a luta pela autonomia e liberdade do sexo e do prazer da mulher, sejam bandeiras contra a dominação do masculino sobre o feminino ao mesmo tempo em que se coloquem como fontes de diálogo para unir homens e mulheres em torno de outro projeto de sociedade.


Qual caminho seguirá a luta das mulheres, é algo que não posso responder. Mas a discussão do papel, do lugar e da posição do feminino na sociedade é algo que a Universidade não pode deixar de pensar. Uma boa tarefa para os assessores populares do Brasil.


O texto de Contardo Calligaris está publicado em vários sites na internet, como no de Marcos Rolim. Também está no site da FSP.

2 comentários:

  1. E o que acontece depois de toda essa violência? A resposta está em http://br.noticias.yahoo.com/s/08112009/25/manchetes-uniban-expulsa-aluna-vitima-violencia.html

    Lamentável!!

    ResponderExcluir
  2. Gente
    Este assunto está na pauta de grande parte dos veículos de imprensa hoje.
    Deixo aqui dois linques, um da petição on-line da nota de repúdio à Uniban, e uma reportagem do observatório da imprensa:
    http://www.petitiononline.com/unitalib/
    http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=562CID009

    ResponderExcluir