terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sítio da revista Captura Críptica


Conheçam a revista discente do CPGD/UFSC "Captura Críptica: direito, política, atualidade".

A Captura Críptica recebe contribuições de estudantes, professores e profissionais, de todas as áreas do conhecimento e arte.

As contribuições podem ser textos artísticos, de opinião ou "científicos". As seções envolvem artigos, entrevista, traduções, verbetes e resenhas.

O foco são contribuições sobre o direito, a política, e a atualidade, com abordagens críticas.

O material pode ser enviado para o e-mail envio.captura@gmail.com, as regras de formatação constam no sítio www.ccj.ufsc.br/capturacriptica.

Não deixem de conferir nas duas primeiras edições as contribuições dos blogueiros:


por Ricardo Prestes Pazello

por Luiz Otávio Ribas

por Felipe Drehmer e Ricardo Prestes Pazello

por Luiz Otávio Ribas

por Ricardo Prestes Pazello



por Ricardo Prestes Pazello

Jesus Antonio de La Torre Rangel, entrevistado por Ricardo Prestes Pazello e Luiz Otávio Ribas

Artigo: Interdisciplinariedade e assessoria jurídica popular universitária: limites e possibilidades para a construção de uma agenda de extensão popular em direito.
por Eduardo Pazinato da Cunha e Iagê Zendron Miola

por Ricardo Prestes Pazello

por Luiz Otávio Ribas

por Diego Augusto Diehl

2 comentários:

  1. An-ram!

    Antes de tudo, gostaria de parabenizar os discentes da UFSC que construiram a Revista Captura Críptica, uma iniciativa no mínimo...libertadora!Como o mundo cinza do direito estava precisado de algo que o irisasse...

    Ainda estou lendo o primeiro número (calma!), mas até agora gostei do que li (poemas!eba!).
    Me agradei (viva a próclise!) especialmente do artigo: "O evangelho segundo Jesus Cristo- apêndice um" do Felipe Drehmer e Ricardo Prestes Pazello (oi, piá!). Aquele livro assombroso do Saramago realmente oferece muitos trechos que merecem o tipo de leitura que vocês fizeram. As atrocidades a que os povos autóctones da América foram submetidos e seus injustificavéis motivos expostos literariamente não diminuem o horror de tudo aquilo e pelo contrário até acentuam- confesso que meu estômago embrulha e meus olhos ficam com um estranho formigamento quando leio aquela parte. A abordagem que vocês escolheram, lembrando do Mesmo e do Outro (atropelamento do outro) é algo que demonstra de forma clara a violência do que aconteceu no nosso passado manchado de sangue. Obrigada por isso.

    Tem mais? O artigo diz: "apêndice um". Olha, que aquela obra lá "dá muito pano para manga". Vou aguardar!

    Em breve comento mais. Continuarei lendo e divulgando o trabalho de vocês!

    Um xero!

    ResponderExcluir
  2. Grande Naiara!

    Como um dos responsáveis pela revista Captura Críptica, junto a meus companheiros da UFSC, quero agradecer por suas palavras e dizer que é muito alentador saber que nosso mundo jurídico (seja na prática, seja na academia) não permanece no Mesmo. Sempre há quem desafie essa máquina letal chamada "reprodução".

    Como um dos autores do artigo citado, fico mais honrado ainda pelas palavras. No diálogo entre Deus e o Pastor, saramaguianos, Cristo permanece na exterioridade. É preciso descobrir os motivos disto e desencobrir este fato mesmo. A aventura de dois jovens pesquisadores do direito levou a inusitados lugares e a discussão sugerida não deixou de ser uma provocação tanto argüida como linguagística. E assim vamos tentando desinventar a roda, num labor sisífico e dialético!

    Forte abraço! Fica o convite para que todos escrevamos novos possíveis apêndices ao "Evangelho", inclusive a você, Naiara!

    ResponderExcluir