terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Todos somos Pinheirinho



Num domingo de manhã sonolento, no dia 22/01/2012, aproveitando que os moradores que habitavam o lugar estavam com a esperança renovada de que iriam ter o direito de permanecer naquele pedaço de chão que pertence á massa falida do empresário Naji Nahas, esse um especulador e fraudador conhecido, a PM paulista invadiu o local. Blindados, helicópteros, 2000 homens, Guarda Civil Metropolitana, um desembargador acompanhando “in loco” a desocupação. A ocupação conhecida como pinheirinho em São José dos Campos - SP, se tornou mais um exemplo de como os pobres são tratados nesse país chamado Brasil.

Vendo os vídeos e depoimentos sobre a invasão/desocupação da PM no pinheirinho não pude de deixar de lembrar outra desocupação em 2005, a Ocupação Sonho Real em Goiânia famílias foram massacradas pela PM, houve mortos e feridos, tanto em Goiânia como em São José dos Campos o terreno estava na mesma situação, pertenciam a empresários sonegadores de impostos e não cumpria função social nenhuma. Outra semelhança: tanto em Goiânia como em São José dos Campos - SP os ocupantes ameaçaram uma resistência para permanecer em suas casas, o método foi o mesmo aterrorizar os moradores com bombas de gás lacrimogêneo, de efeito moral, balas.

Após uma batalha judicial e política, foi acertada uma trégua de quinze dias, inclusive com o administrador da massa falida, para tratar da questão de forma que se evitassem maiores danos ás pessoas que ali moravam. Porém tudo não passou de uma manobra para que a PM, Governo e Justiça Estadual, Guarda Civil Metropolitana e Prefeitura de São José dos Campos armassem o bote em cima dos moradores e montassem a operação de guerra.

O erro dos ocupantes: Lutar por Moradia e confiar no Judiciário e em legisladores que demonstram que seu compromisso nunca foi com o povo. A questão do acesso á terra em nosso país sempre foi tratada como caso de polícia, isso para os pobres é claro, para os grandes grileiros e especuladores a terra sempre foi de fácil apropriação.

Dizem que a justiça é cega, só se for para os ricos e poderosos, para os pobres ela tem os olhos bem abertos e pronta para punir, basta ver a rapidez com que se pune e criminaliza os que lutam pelo acesso á terra e a falta de punição para grileiros e fazendeiros acusados de matarem sem-terras, sem-tetos e outros ativistas na luta pelo acesso a terra.

Na defesa da propriedade de Naji Nahas rasgou-se a Constituição Federal, Estatuto da Criança e Adolescente, Estatuto do Idoso. Crianças, mulheres e idosos sendo bombardeados dentro de casa, levando tiros de balas de borracha, sendo aterrorizados por helicópteros, cercados.

Há relatos feitos pelos moradores de mortos, inclusive de uma criança que morreu ao respirar o gás lançado contra os moradores, oficialmente foi negada, como a área se encontra isolada pela PM e é proibida a entrada de qualquer pessoa e jornalistas, é impossível verificar as informações.

A mídia de massas como sempre cumpre seu papel, no seu discurso criminaliza os pobres, a rede globo chegou a associar a pinheirinho á cracolândia, são chamados de vândalos, criminosos, invasores, etc.

Ante a ação da PM, se tornaria necessária a investigação séria de violação dos direitos humanos, mas até agora não há nenhum pronunciamento da ministra de direitos Humanos Maria do Rosário, síndrome de avestruz?

Mais de 6.000 pessoas foram arrancadas de suas casas, e agora se encontram em igrejas, abrigos provisórios, na rua, pobre é descartável para o estado brasileiro.

Após a desocupação de pinheirinho, várias ações de solidariedade foram organizadas e estão sendo feitas pelo país, numa demonstração de que os ocupantes não estão sozinhos.

Abaixo segue Links de vídeos e notícias que demonstram melhor o que aconteceu na ocupação Pinheirinho, inclusive um documentário sobre a ocupação Sonho Real em Goiânia

PM Define o que pode ser visto em Pinheirinho

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5574565-EI5030,00-Dentro+do+Pinheirinho+PM+define+o+que+pode+ser+visto.html#tarticle

O Massacre de pinheirinho: A verdade não mora ao lado

http://www.youtube.com/watch?v=NBjjtc9BXXY

Documentário Sonho Real

http://www.youtube.com/watch?v=i1h28d-niU4


Endereço para doações (comida, colchões) ao : Igreja N. Sra Perpétuo Socorro, Av. Angelo Belmiro Pintus, 320. Campo dos Alemães.

4 comentários:

  1. O caso Pinheirinho está no Supremo e o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, precisa decidir se defere a liminar para suspender a reintegração de posse iniciada no dia 22 ou se deixa para o Pleno do STF; quer dizer, se ele vai decidir sozinho ou se vai esperar o término das férias forenses em 02 de fevereiro.

    Sugiro o envio de email para o ministro: cpeluso@stf.jus.br

    A notícia está na página do STF:

    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=198129

    E no blog:

    http://www.scmcampinas.blogspot.com/2012/01/pinheirinho-recorre-ao-supremo.html

    Segue o texto do email que mandei para o ministro:

    Título do email: SOMOS TODOS PINHEIRINHO

    Exmo. Ministro,

    Tem o presente email a finalidade de solicitar a Vossa Excelência o julgamento da LIMINAR no Mandado de Segurança 31120 impetrado, ontem (23/01), pela Associação Democrática por Moradia e Direitos Sociais de São José dos Campos (SP), a fim de que seja determinado à Polícia Militar do Estado de São Paulo e à Guarda Municipal de São José que suspendam IMEDIATAMENTE a desocupação da área denominada “Pinheirinho”, cuja posse é reclamada pela massa falida da empresa Selecta, mas que vinha sendo ocupada, desde 2004, por cerca de 1.300 famílias sem teto.

    A operação de reintegração de posse, iniciada no dia 22, de forma violenta, em meio a conflito de competência entre as Justiças Estadual e Federal, feriu direitos fundamentais dos moradores de “Pinheirinho”, colocando milhares de pessoas - entre elas, crianças, idosos e portadores de necessidades especias - em situação de risco social, moral, físico e psíquico.

    A DECISÃO sobre a suspensão desses atos perpetrados pelo Poder Público, que atentam contra a dignidade da pessoa humana, não pode aguardar o término das férias forenses em 02 de fevereiro, já que patente o “periculum in mora”.

    Contando com a compreensão de V. Exa.,

    Atenciosamente,

    Nome
    Profissão
    (RG. *** )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2005 ocorreu em Goiânia, 2012 - Pinheirinhos, meu temor é que possam ocorrer outras, dignidade humana deixada de lado para atender caprichos dos poderosos.

      "(...)
      Considerando que existem grandes mansões
      Enquanto os senhores nos deixam sem teto
      Nós decidimos: agora nelas nos instalaremos
      Porque em nossos buracos não temos mais condições de ficar.
      Considerando que os senhores nos ameaçam
      Com fuzis e canhões
      Nós decidimos, de agora em diante
      Temeremos mais a miséria do que a morte.(...)"

      Bertold Brecht

      E Ivana, dou total apoio à sua iniciativa, eu tentei enviar o email mas voltou o endereço está correto?(duas vezes, mas continuarei tentando), irei repassar para meus colegas também. Abraços.

      Excluir
  2. Excelente iniciativa, Ivana. Vamos nos manifestar perante o ministro. Abraço

    ResponderExcluir
  3. http://comunicadorespopulares.org/2012/02/como-se-encontram-os-moradores-do-pinheirinho-um-relato-do-que-vimos-e-ouvimos-num-abrigo-em-sao-jose-dos-campos-por-livia-moraes-e-cristina-beskow/

    Como se encontram os moradores do Pinheirinho? Um relato do que vimos e ouvimos num abrigo em São José dos Campos por Lívia Moraes e Cristina Beskow
    FEVEREIRO 4TH, 2012

    (...)

    ResponderExcluir