quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Recomendação de leituras

O atual momento da militância da assessoria estudantil é de reflexões e debates.
Será o paraisópolis ou o caos?

Para auxiliar o aprofundamento nos temas das "concepções de assessoria jurídica popular" e o direito, gostaria de recomendar as seguintes leituras:
O meu verbete "Assessoria jurídica popular universitária" publicado na Revista Captura Críptica.
A minha dissertação "Direito insurgente e pluralismo jurídico: assessoria jurídica de movimentos populares em Porto Alegre e Rio de Janeiro (1960-2000)", do Mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina
Sobre a polêmica direito alternativo, pluralismo jurídico e direito insurgente, o artigo "Direito, a alternativa", de Thomaz Miguel Pressburger.
Sobre o conceito de direito insurgente a revista Seminários n. 14 do AJUP-RJ. Também o livro "O Direito e a ascenção do capitalismo", de Michael Tigar e Emanuele Levy.
Sobre as teorias descoloniais os livros "1492: o encobrimento do outro", de Enrique Dussel; e "Histórias locais, projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento", de Walter Mignolo (Publicado pela EdiUFMG em 2007, está esgotado).
Aproveito para lembrar o programa de estudos do minicurso "Crítica da crítica crítica: a sagrada família jurídica", com as quatro propostas políticas de práticas jurídicas insurgente, assinadas por mim e pelo Ricardo Pazello:
1) plano da resistência - assessoria jurídica popular
2) plano do trabalho - cooperativismo popular
3) plano da organização - movimentos populares
4) plano da formação - universidade e educação popular

Em breve teremos por aqui os relatos das atividades de formação no feriado, do sudeste e do nordeste.

3 comentários:

  1. Minha gente, onde se encontra este livro do Dussel, "1492: o encobrimento do outro"? Só achei na net para ler em espanhol ( indicação do Pazello) no site do próprio autor, mas gostaria de tê-lo em mãos para folhear, grifar, anotar. Não achei para adquirir.

    :(

    ResponderExcluir
  2. Luiz,
    Vamos botar os livros insurgentes pra circular! A Estante Virtual já tá muito elitizada!

    ResponderExcluir
  3. Vi ali embaixo que um alguém curte Sérgio Bianchi. Tenho arquivos .torrent de quase toda a sua insurgente filmografia. Interessados, peçam com carinho aqui ou no correl: laoziano@gmail.com

    ResponderExcluir