sexta-feira, 29 de julho de 2011

A filosofia na América Latina, encontro em São Bernardo do Campo

Até o dia 08 de agosto de 2011, é possível submeter propostas de artigo para o grupo de trabalho Ética e Cidadania da ANPOF - Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, que realizará seu encontro na Universidade Federal do ABC (São Bernardo do Campo/SP), entre os dias 16 e 18 de novembro. Trata-se do Encontro Internacional do do GT Ética e Cidadania que reúne vários e importantes filósofos interessados no debate latino-americano, discussão esta de forte impacto para a construção crítica da assessoria jurídica popular, em especial a partir da perspectiva das filosofias de libertação. O tema do encontro será "A Filosofia na América Latina: suas potencialidades e desafios".

V Encontro Nacional e III Encontro Internacional
A Filosofia na América Latina: suas potencialidades e desafios
16, 17 e 18 de novembro de 2011
Universidade Federal do ABC (São Bernardo do Campo/SP).

Apresentação

A Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – ANPOF – é o órgão máximo representativo da pesquisa em filosofia no Brasil. Seu funcionamento se dá por meio da articulação entre os Programas de Pós-Graduação Associados e, principalmente, pelo agrupamento dos pesquisadores em Grupos de Trabalho (GT’s), os quais são reconhecidos pela Associação apenas após criteriosa e restritiva avaliação de sua sustentação acadêmica.

O GT Ética e Cidadania foi criado e reconhecido pela ANPOF em seu VIII Encontro Nacional, em 1998, atuando ininterruptamente desde então. A exemplo do funcionamento de diversos outros grupos, suas atividades ocorrem anualmente, segundo o seguinte cronograma geral:

- Anos pares: reunião científica e reunião de trabalho como parte das atividades dos encontros nacionais da ANPOF; na reunião científica, os membros apresentam e debatem suas pesquisas individuais, sem restrições temáticas além daquelas impostas pela grande área de atuação do GT.

- Anos ímpares: reunião científica e reunião de trabalho por meio da realização de um encontro internacional próprio do GT, em que os membros e outros interessados participam apresentando pesquisas relativas à temática específica do evento.

Até o presente foram realizados, com grande sucesso, quatro edições dos Encontros do GT Ética e Cidadania. Em 2001 o evento foi sediado pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife; em 2003, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo; não houve um encontro em 2005, em função das pesquisas de pós-doutoramento de diversos integrantes do grupo e outras circunstâncias, de modo que o encontro seguinte ocorreu em 2007, no Rio de Janeiro; por fim, o encontro de 2009 voltou a ocorrer na Região Nordeste, tendo como anfitriã a Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

A reunião de trabalho do GT realizada durante o XIV Encontro Nacional da ANPOF (Águas de Lindóia, 04 a 08/10/2010) indicou a realização do próximo Encontro Internacional nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2011, tendo como anfitriã a Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo/SP.

Objetivos

Contribuir com a produção, integração e difusão de conhecimentos filosóficos sobre a atualidade política brasileira e latino-americana no contexto global, considerando desafios impostos e potencialidades presentes nos ethos regionais, bem como sua capacidade de interferência na geopolítica mundial contemporânea, como forma de fortalecer as condições teóricas que conduzem ao exercício práxico da cidadania.

Público-alvo

- Professores e pesquisadores interessados na temática específica do evento ou em outras correlatas, tais como ética, filosofia política, ciências sociais etc.
- Estudantes de graduação e pós-graduação em filosofia e áreas afins.
- Lideranças da sociedade civil organizada, interessadas na questão das relações políticas internacionais sob perspectiva da ética, da cidadania e dos direitos humanos.

Inscrições com apresentação de trabalho

O evento receberá inscrições de participantes nas seguintes categorias:

1.Participantes com apresentação de trabalhos (observar os eixos temáticos abaixo).
2.Participantes sem apresentação de trabalho.

Eixos Temáticos para inscrição dos trabalhos

a. Ética, cidadania e globalização
b. Democracia, poder e governabilidade nas políticas contemporâneas
c. A América Latina no contexto geopolítico contemporâneo
d. Filosofia(s) e pensamento plural na América Latina
e. Alteridade e identidade dos sujeitos na América Latina
f. Direitos humanos e cidadania

Inscrição com apresentação de trabalhos

Para inscrição de trabalhos, deve-se enviar um resumo expandido contendo: Título, identificação do(s) autor(es), eixo temático; introdução, descrição dos objetivos, metodologia e breve discussão dos resultados. O resumo deve ser elaborado em MS Word 2003 ou equivalente, com no mínimo 2 e no máximo 3 laudas, formato A4, todas as margens com 3 centímetros, fontes Times New Roman com corpo 12, espaçamento entrelinhas 1,5.

O envio deverá ser feito para o e-mail inscricao.filosofia@gmaill.com

O prazo máximo para submissão de trabalhos é 08/08/2011.

Caberá ao Comitê Executivo e à Comissão Científica a avaliação dos trabalhos inscritos e a deliberação sobre seu aceite. A divulgação dos trabalhos aprovados ocorrerá até 05/09/2011.

3 comentários:

  1. Che bello!

    Muito interessante este encontro exatamente no ABC, berço de tantas lutas pela redemocradização do Brasil....

    Espero estar lá!
    Abraços

    Pietro Nardella-Dellova

    ResponderExcluir