domingo, 16 de agosto de 2009

Blog e site do NEPE UFSC






No blog do NEPE constam informações sobre as atividades de pesquisa e extensão desse núcleo de assessoria estudantil da UFSC.

No site consta o histórico da entidade. Destaque para os artigos enviados para o I Congresso Latino-americano de Direitos Humanos e Pluralismo Jurídico.

Eu participei da fundação do Núcleo de Estudos e Práticas Emancipatórias em 2007. Na sua maioria, participaram no primeiro ano estudantes do mestrado do CPGD UFSC, mas também estudantes de graduação do curso de direito e serviço social. A principal atividade foi o curso de extensão para assessores estudantis, intitulado "Educação popular em direitos humanos", para estudantes da UFSC e outras faculdades de direito de Florianópolis, assim como advogados e outros militantes dos direitos humanos. O objetivo foi a formação de assessores, assim como a capacitação de estudantes para atuarem diretamente pelo NEPE, em projetos de pesquisa e extensão.

Em 2008, o NEPE estava dividio em três núcleos de extensão e um de pesquisa. O grupo de pesquisa "Direitos Humanos, Pluralismo Jurídico e América Latina", com leituras, principalmente, de textos de representantes da teoria crítica do direito latino-americana. O objetivo era o aprofundamento teórico e a preparação para a prática.O núcleo de extensão que eu participei, o "Educação popular e política para a mídia", foi idéia da também mestranda Marília Budó. Em dois anos de atividade conseguimos fazer algumas visitas à comunidade do Campeche, em Florianópolis. Fizemos duas oficinas na Praia das Areias e debatemos com alguns moradores a criação de um informativo, mas o projeto não decolou.

Em 2009 nos dedicamos para a organização e apresentação do programa "Vozes em Movimento", na Rádio Comunitária Campeche, uma parceria com a Brigada Mitico.

Em 2008 ainda organizamos o I congresso Latino-americano de Direitos Humanos e Pluralismo Jurídico. Evento que reuniu centenas de estudantes e pesquisadores de todo o Brasil, um palestrante da Colômbia, Edgar Ardila Amaya, e outro do México, Jesus Antonio de la Torre Rangel. As apresentações de trabalho e as oficinas foram ótimas. Alguns registros dessas atividades estão nos anais do evento, disponível em www.nepe.ufsc.br/congresso
Organizamos na mesma semana do congresso o III Encontro Regional de Assessoria Jurídica Universitária - ERAJU Sul-Sudeste-Centro-Oeste, mas que acabou sendo praticamente um encontro nacional. Já que os participantes do congresso ficaram para o encontro. Foi uma oportunidade para os integrantes do NEPE integrarem-se na Rede Nacional de Assessoria Jurídica Universitária - RENAJU. Uma proposta interessante foi a de maior dedicação para atividades de assessoria jurídica, além das já difundidas atividades de educação popular.

Em 2009 muitos integrantes do NEPE terminaram seus cursos na UFSC e foram atuar em outros estados, inclusive eu, agora no segundo semestre. A troca constante de membros é um desafio enorme para as atividades do NEPE, já que o trabalho de extensão requer bastante dedicação e continuidade. A parceria com a Brigada Mitico é uma das que muito nos honra e que tem dado muita garra para @s companheir@s que lá continuam.

Um comentário:

  1. Prezado Luiz Otávio Ribas,
    Meu nome é Kátia, sou estudante do 3ºPeríodo de Direito da UNDB. O meu professor de Teoria Geral do Processo, Elton Fogaça, nos indicou ler sua dissertação sobre advocacia popular, mas não consigo encontrá-la.
    O senhor pode me ajudar?
    Obrigada,
    ah, meu e-mail de contato é katiapsv@hotmail.com

    ResponderExcluir