tag:blogger.com,1999:blog-8502620451751951542.post7134787098779907944..comments2023-10-28T08:38:17.869-03:00Comments on Assessoria Jurídica Popular: Ações afirmativas, e eu com isso?Luiz Otávio Ribashttp://www.blogger.com/profile/16853403191296683788noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-8502620451751951542.post-28313908346794233112019-03-01T14:20:29.900-03:002019-03-01T14:20:29.900-03:00por que há necessidade de ações afirmativas?por que há necessidade de ações afirmativas?Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03545000248075983937noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8502620451751951542.post-84208754385996363822011-05-01T20:17:36.349-03:002011-05-01T20:17:36.349-03:00Oi Nayara,
Excelente reflexão esta sua. Gostaria ...Oi Nayara,<br /><br />Excelente reflexão esta sua. Gostaria de pontuar, de início, que a perspectiva traçada no texto foi de realizar certa "análise de conjuntura" das ações afirmativas educacionais no Brasil, daí porque privilegiasse o tom da disputa de projetos educacionais, que também são projetos de sociedade, pois trata-se de questão, assim como a legalização do aborto e a reforma agrária, inseridas em certo campo minado que nada mais é do que a tensão existente em sociedade estruturada em conflitos e divisões de classe e com discriminações que geram injustiças históricas.<br />Pois bem, não há porque encarar, numa perspectiva de proposição teórica, a tensão entre liberdade e igualdade como necessariamente insolúvel, mas a prática e os discursos têm demonstrado que aqueles que se posicionam a favor das ações afirmativas (quase) sempre apelam para o valor da igualdade material e os que se posicionam contrários, ao valor da liberdade individual.<br />É certo que podemos discutir os usos e desusos dos valores, inclusive, acho que acima deles está a própria questão da justiça social e de certa hermenêutica constitucional que garante a existência destas políticas, além de toda sorte de estatísticas que comprovam a relação entre exclusão social e exclusão/barreira do acesso à universidade.<br />Mas, por fim, concordo com você que as ações afirmativas tê caráter temporário. Elas, de fato, servem para corrigir em curto/médio prazo o que a melhoria da educação e das condições sociais como um todo poderiam trazer a longo prazo. <br />Há de ver, também, como determinados segmentos sociais - em particular movimentos sociais e povos tradicionais - têm se apropriado das ações afirmativas, em especial às educacionais, para fortalecer suas lutas coletivas via instrumentalização de conhecimentos científicos e profissionais específicos, e, por outro lado, tensionando a disputa pela própria concepção de universidade, não apenas no sentido de mudança no paradigma científico, mas também da própria administração da universidade, pelas vias de certa democratização das relações internas e da produção do conhecimento que tem, entre outras bases, a idéia da popularização do espaço universitário ou da universidade popular.Assis Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/11641545016023880586noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8502620451751951542.post-42967065388866740552011-05-01T17:05:18.691-03:002011-05-01T17:05:18.691-03:00Olá, Assis!
Ponto importante a ser discutido este...Olá, Assis!<br /><br />Ponto importante a ser discutido este que você expôs na postagem.<br /><br />Quanto à divisão binária entre os que condenam e os que apóiam a política das ações afirmativas, baseada nas concepções de igualdade e liberdade só faria uma observação, no que toca justamente a estes dois grandes valores, que parecem sempre em disputa no Ocidente do mundo. Igualdade sem liberdade? Liberdade sem igualdade? Será que são pólos antagônicos, ou apenas nos acostumamos a reproduzir esta "dessintonia" aparente por nos apegarmos aos conceitos liberais ou socialistas da nossa "língua" recebida? O que eu quero dizer é que quando se categoriza em pólos opostos valores tão caros, parece que fica difícil elaborar uma proposta que contemple uma realidade que tenhamos os dois... Será que conseguiríamos superar isso algum dia?<br /><br />Posso dizer que, para mim, é muito claro que esta idéia de liberdade herdada do liberalismo é distorcida e conduz à dominação. Se os participantes não estão em razoável condição de igualdade material, não existe liberdade para aquele que não tem como exercer suas capacidades por conta desta ausência de oportunidade. Contudo, isto não quer dizer que, por isto, o valor "liberdade" leve, necessariamente, a um desprezo a esta condição de igualdade. A idéia de liberdade não foi "criada" pelo liberalismo, ela já existia bem antes e em outras concepções. Prefiro pensar na idéia de liberdade como "não dominação" ( que é um pensamento milenar) e como possibilidade de exercer as capacidades dentro da coletividade (com vistas à coletividade), o que é bem representado no tema das ações afirmativas- e não só as que focam simplesmente em guardar vagas em instituições de ensino superior, mas as de objetivos mais amplos, como as que o Assis menciona.<br /><br />De qualquer modo,as ações afirmativas devem ser encaradas como um ponto de partida para algo melhor: o momento em que elas não serão mais necessárias. Sua existência, quiçá necessária hodiernamente, serve de lembrete de que estamos longe de vivermos o que declara, por exemplo, nossa Constituição ou as "Cartas" de Direitos Humanos que assinamos por aí.<br /><br />Abraços!A dona da loja de desejoshttps://www.blogger.com/profile/04708201520824756373noreply@blogger.com