tag:blogger.com,1999:blog-8502620451751951542.post6766096372845177665..comments2023-10-28T08:38:17.869-03:00Comments on Assessoria Jurídica Popular: O teatro e o ensino do direito (3)Luiz Otávio Ribashttp://www.blogger.com/profile/16853403191296683788noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-8502620451751951542.post-63528994195509221252010-12-24T12:08:32.852-02:002010-12-24T12:08:32.852-02:00A crítica do ensino jurídico, tal qual Ribas coloc...A crítica do ensino jurídico, tal qual Ribas coloca, é uma crítica em exercício prático de criticidade cotidiana e confrontação as hegemonias "normalizadas".<br />Começa pela destituição desta "palavra feia" chamada ensino jurídico, por, penso, educação jurídica, para pensá-la na indissociabilidade - do ensino, pesquisa e extensão -, na radicalidade de sua função social - servir ao povo e as questões sociais relevantes - e, por fim, de sua metodologia - com a inserção das artes (e da crítica as artes críticas) como linguagens educacionais por excelência, e de outros modelos de avaliação. <br />Penso, talvez, que um passo fundamental nesse processo, a nível curricular, seja a inserção da Licenciatura Jurídica, como disciplina ou formação adicional. <br />Não sei porque até hoje é tão "normal" só haver formação para bacharelado no direito. Ou seja, a formação do educador jurídico não é algo relevante, talvez porque se entenda que ele deva já nascer com o dom, ou só precisa decorar manuais para expor leis, problemas e soluções... ou seja, mais-do-mesmo.Assis Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/11641545016023880586noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8502620451751951542.post-16669034890834551192010-12-23T22:01:05.207-02:002010-12-23T22:01:05.207-02:00E por que não, Vladimir?
=)
O mini-curso poderia...E por que não, Vladimir?<br /><br />=)<br /><br />O mini-curso poderia ser um dos pontos de partida. Valeria à pena sonhar/realizar algo neste sentido e, pegando carona no esquisito e provocador neologismo do caro Pazello, acredito que a AGIRANÇA é, de fato, o princípio propulsor entre os participantes do blogue... <br /><br />E existem muitos pontos de contato entre os pensamentos aqui apresentados, ainda que não totalmente coincidentes, por que não apostar em um dos que parecem mais evidentes: o ensino jurídico, ou, a crítica ao ensino jurídico?<br /><br />É algo a se pensar.<br /><br />Abraços!A dona da loja de desejoshttps://www.blogger.com/profile/04708201520824756373noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8502620451751951542.post-12599424054598751862010-12-23T16:46:03.499-02:002010-12-23T16:46:03.499-02:00Nayra, pelas minhas contas já podemos montrar uma...Nayra, pelas minhas contas já podemos montrar uma faculdade "criptica" (ou carnavalizada, como diria Warat) de direito só com o nosso povo da AJP.<br /><br />AbraçosVladimir Luzhttps://www.blogger.com/profile/17746887793625774216noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8502620451751951542.post-22089622217446148802010-12-23T15:51:24.153-02:002010-12-23T15:51:24.153-02:00Warat, no "Manifestos para uma ecologia dos d...Warat, no "Manifestos para uma ecologia dos desejos" diz:<br /><br />"Em 20 anos de docência, adverti que um professor precisa ser um pouco ilusionista. Empregar uma didática do imaginário, mostrando que para mudar a vida, é preciso reinventar as ficções. Temos que reinventar a linguagem se queremos desenvolver a democracia. Ela é impossível com homens estereotipados. O homem adormecido, sem efevercências, não é democrático. Um esteriótipo não pode portar incertezas, nem aceitar as diferenças e os diferentes. (...) Não existem jogos didáticos sem afetos. (...) O prêmio de um professor é a alegria, descobrir nos outros o desejo de sentir"<br /><br />O exemplo arrasta, contagia, inebria, excita ...<br />O teu sonho é o nosso sonho!Andreia Marreirohttps://www.blogger.com/profile/11079871142905099391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8502620451751951542.post-10881566638240751092010-12-23T10:36:45.517-02:002010-12-23T10:36:45.517-02:00Um mini-curso sobre ensino jurídico nesta perspect...Um mini-curso sobre ensino jurídico nesta perspectiva? Crítica, crítica...crítica. Críptica?<br /><br />Eu acho que aqui neste blogue tem professores suficientes para algo assim... E educandos, também!<br /><br />;)A dona da loja de desejoshttps://www.blogger.com/profile/04708201520824756373noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8502620451751951542.post-11796939285189171132010-12-22T18:32:10.972-02:002010-12-22T18:32:10.972-02:00Irretocável o texto. Nada como arrastar, pelo exem...Irretocável o texto. Nada como arrastar, pelo exemplo, tantos céticos, já que aos cínicos só resta o mau agouro.<br /><br />Urge formarmos uma ampla frente de discussão sobre a o ensino jurídico de forma a revolucioná-lo, lembrando que a transformação deste ensino implica não só a mudança das formas (o exposicídio necessário naquilo que sói prevalecer a exposição nua e crua) mas também uma brutalmente radical mudança dos conteúdos. Pensemos nisso, ó, sensíveis pensadores/práticos do direito!Ricardo Prestes Pazellohttps://www.blogger.com/profile/11698907163325129894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8502620451751951542.post-14551719966413932712010-12-22T03:42:41.875-02:002010-12-22T03:42:41.875-02:00Confesso não ter muitas palavras.
É profundo a tr...Confesso não ter muitas palavras.<br /><br />É profundo a transformação de sonhos em realidades. Como disse no twitter, me sinto arrastado.Macell Leitãohttps://www.blogger.com/profile/17337136908533087094noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8502620451751951542.post-25403736198595848092010-12-22T00:18:19.604-02:002010-12-22T00:18:19.604-02:00Quando abrem as inscrições para estágio com o prof...Quando abrem as inscrições para estágio com o professor Luiz Otávio Ribas? <br /><br />Que máximo essa sua postagem!Eu fico tão feliz quando fico sabendo de professores/educadores comprometidos com o que ocorre durante o processo de ensino-aprendizagem. Preocupados o suficiente para perceber as falhas, as incongruências do ensino-aprendizagem e tentar encontrar meios de superá-las, em conjunto com o estudante.<br /><br />Essa postura, da parte do professor/educador, requer um grande exercício de alteridade da parte deste e até de coragem para descer do pedestal. <br /><br />Você poderia era escrever uma cartilhinha com estas suas experiências, Ribas...<br /><br />=D<br /><br />Xeru!A dona da loja de desejoshttps://www.blogger.com/profile/04708201520824756373noreply@blogger.com